terça-feira, 12 de junho de 2012

Professora Cláudia: Berçário

BERÇÁRIO 2012

Trabalho em uma Instituição pública, e esse ano estou com a sala do berçário, o que é um grande desafio, porque são tão pequenos e não tenho muita experiência com crianças dessa idade. Mas enfim, tive que pesquisar muito e o que encontrei sobre o assunto ajudou no meu trabalho com os bebês, e quero compartilhar com vocês o que aprendi.

 

Coloquei nos berços diferentes estímulos para os bebês



Chocalho de garrafas coloridas pendurados, caixa de ovo, tirinhas de tnt.

 


Palito de churrasco, espelho feito de tampa de marmita e tecido, lixa.





Pendurei móbiles com tiras de tecidos, um dado e um espelho mágico



espelho e mural para colar fotos




Fiz esses pneus velhos encapados que servem para colocar as crianças que ainda não sentam sozinhas, e também serve para as maiores brincarem de entrar e sair e até subir.






Encapei os pneus com tnt e tecido.


Atividades

Explorando o Sagu

A utilização de texturas diferentes estimula os sentidos. Como era a primeira atividade de meleca, a maioria das crianças não gostaram, mas as que gostaram acabaram se lambuzando e até experimentando o sagu.



Explorando as frutas


Frutas e legumes, presentes em todas as regiões brasileiras, possibilitam inúmeras experiências que encantam os bebês por seus odores, sabores e colorido. Deve-se valorizar os legumes da época, de diferentes consistências e coloridos. (Brinquedos e brincadeiras na Creche: manual de orientação pedagógica. MEC 2012)

Disponibilizei várias futas de cores diferentes, as crianças gostaram!





Caixa Surpresa

A caixa surpresa é um excelente recurso para ser utilizado em sala de aula, pois aguça a curiosidade da criança conquistando o interesse e envolvimento da criança durante a atividade.




Arte com mingau

Propicia ao bebê o desenvolvimento da capacidade de se locomover explorando o espaço e as diferentes texturas, e aprimorando o tato.

O mingau é feito com trigo, corante e água levado ao fogo. Algumas crianças adoraram se lambuzar, outras ficaram só na curiosidade.




Pintura com tinta de gelatina

Nesse tipo de atividade vale a pena prestar atenção nas reações (repulsa, estranhamento, prazer, descobertas...). Tem bebê que brinca, exploram mais e outros que ficam mais a parte, observando.

Esse foi o primeiro contato com rolinhos e pinceis.





Hum...com esse cheirinho de gelatina resolveram experimentar, outros não ligaram muito para o papel e resolveram até pintar o corpo.

   


 Pintura com tinta vegetal: beterraba e cenoura


Crianças gostam de fazer marcas para expressar sua individualidade e as tintas, nas artes plásticas, são ferramentas que cumprem essa finalidade. (Brinquedos e brincadeiras na Creche: manual de orientação pedagógica. MEC 2012)

Essa foi a primeira atividade que fizemos na mesa, porque o tempo estava frio, mas eles gostaram bastante, as crianças maiores sentaram sozinhas e as menores no colo da professora, algumas crianças pintaram com as mãos e outras com os pinceis.



 



Brincar


Os bebês desde muito cedo procuram as outras crianças com olhares, esboçando sorrisos e sons, tentando através do corpo tocar no colega. A ação pedagógica na turma de bebês deve favorecer o encontro entre eles em diferentes espaços e momentos do dia. A professora ao observar precisa estar atenta aos movimentos relacionais do grupo e favorecer o desenvolvimentos corporal, afetivo e cognitivo dos bebês. (BARBOSA, 2010)


Peguei essa caixa para brincar de carrinho, mas fica cansativo ficar empurrando, então resolvi fazer essa outra caixa mais bonita e fácil de puxar.



Brincando de cabaninha na semana do brincar 


Brincando de pular na bola




PINTURA COM GIZ LIQUIDO

O giz liquido é uma mistura de trigo, maisena, corante alimentício e água. A mistura foi colocada em uma bisnaga, com crianças maiores dá para ser utilizada para desenhar. Ele seca rápido é fica uma textura bonita. As crianças adoraram!


Como já utilizamos pincel em outras atividades, a criança tenta pegar a tinta passando o pincel no bico da bisnaga.

 

Essa criança utiliza o pincel, a bisnaga e as mãos para pintar.

 


Algumas crianças preferem utilizar só a mão, e até experimentam a tinta.



PINTURA COM CREME DENTAL E TRIGO NO PAPELÃO

No segundo semestre, a maioria dos bebês já andam, então propus uma pintura com creme dental e trigo no papelão para ser feita em cima do banco.



PINTURA COM GELO COLORIDO


Separe uma forminha de gelo com água e corante alimentício liquido. Coloque no congelador e quando perceber que começou a ficar duro (mais ou menos 1h30) espete um palito de sorvete para cada gelo. Coloque novamente no congelador e espere ficar bem duro. Aí é só desenformar e convidar as crianças para a brincadeira… cada um pega o palito com a tinta/gelo da cor escolhida e desliza pelo papel para criar desenhos coloridos e bem molhados!!!




PINTURA COM GELATINA
 

PINTURA COM COLA COLORIDA E AÇUCAR

Ideal para que a criança sinta a textura, mas têm que cuidar para não colocar na boca.



PINTURA COM TRIGO E ÁGUA NO PAPEL COLORIDO
 
PINTURA COM TINTA USANDO PINCEL DE ESPUMA

Pintura realizada na posição vertical, o bebê está usando um brocha feita de espuma colada ao pote reciclavél, a tinta é a guache.

 

7 comentários:

  1. fikou lindo claudinha, parabéns pela sala!
    bjs mara

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu trabalho muito lindo!!!

    ResponderExcluir
  3. ملاك الجناح قلادة
    دينا الصنعة الجميلة مجوهرات، ذات جودة عالية، كان يتاجر بعيداً أفضل خيار

    ملاك الجناح قلادة

    القلادة جميلة جداً، وكنت وضعت، وقالت أنها أجمل من الملائكة

    ResponderExcluir
  4. Welcome to my shop maybe my clothes make you become the most beautiful princess

    كل فستان الدانتيل الأسود
    يجعل كل فستان الدانتيل الأسود أنيقة يمكنك أن تصبح أكثر نضجاً وجاذبية، إذا أردت، ثم انقر هنا

    ResponderExcluir